domingo, 18 de janeiro de 2009

Uma tentativa de paz moderada!

Ehud Olmert(porta-voz do gabinete do primeiro ministro israelense) pediu um "cessar fogo" para os ataques na Palestina, porém ele não mandou a retirada de tropas na mesma... Uma tentativa de paz que pode ou não ser aceita... Mas o que eles tem a ganhar com essa guerra? Porque além de mais destruição os dois países perderam muitas ajudas mundiais de envios de comida e coisas necessárias à sobrevivência dessas pessoas. Ou seja, NADA!

Digamos então que a guerra é causada 50% das vezes pela busca de matéria-primas, 25% das vezes pelo nacionalismo, 15% pela falta de comunicação entre povos e 10% pelas demais razões... Mas essa guerra não tem causa econômica ou por orgulho, e sim religiosa... o que se encaixa nesses 10%.

De acordo com uma fonte:
"Judeus e árabes disputam Jerusalém - e mais precisamente o monte Sion - por razões religiosas.
Os judeus querem reconstruir lá o Templo de Salomão. Os árabes têm lá no mesmo local a mesquita de Omar , local venerado por eles.
Como a luta entre palestinos e judeus alcançou um nível insuportável, pelo terrorismo dos homens-bomba, e pelos ataques maciços de Israel aos palestinos, era possível que o Iraque interviesse na guerra a favor dos palestinos. Ora, havia informações de que Saddam Houssein teria foguetes e bombas capazes de atingir Tel-Aviv. E como a largura de Israel, na latitude de Tel-Aviv, é bem pequena (menos de 20 Km), uma bomba só em Tel-Aviv dividiria Israel e praticamente o colocaria fora de combate. Era pois necessário que os Estados Unidos salvassem o seu principal aliado(Que por sinal não tem petróleo...)"

Realmente a disputa de templos é patética, porque se Salomão foi um rei de grande sabedoria e usava a mesma para a paz entre os povos e Omar foi um sultão que proporcionou vida melhor a muitas pessoas... Essa disputa quebra duas culturas e ideais dos legados simultaneamente! A grande solução é a comunicação entre esses países até que eles cheguem a um entendimento de quem sabe agirem civilizadamente e repartirem esse pedaço de terra que viveu histórias ou chegarem a outra solução que não seja apenas a guerra... Uma solução decente! Uma solução de verdade!

Nenhum comentário: