quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Carta argumentativa para o presidente do Brasil!

Escrevi essa carta, minha primeira carta argumentativa, na escola, e resolvi postar aqui porque é o que a maioria que nós jovens queremos: Igualdade!

Foi na aula de redação, espero que gostem:

Vitória, 15 de Agosto de 2008.

Excelentíssimo senhor presidente Luiz Inácio Lula da Silva,
Venho por meio desta pedir-lhe que reavalie as cotas nas universidades federais e as vagas insuficientes nas mesmas.
Estudo no segundo ano do ensino médio em uma escola privada e, como muitos outros da escola privada, estou lutando pelo meu direito de entrar em uma faculdade federal para que eu possa ter uma vida tranqüila, a realização de meus sonhos e um emprego de qualidade, porém nossas chances foram reduzidas à metade, temos agora que concorrer a apenas 50% das vagas existentes, a outra parte foi garantida para os estudantes das instituições públicas.
Por que que ao invés de melhorar a educação pública, foi aprovada esta lei que os direitos nos tira? Sabendo que mesmo que os estudantes dos colégios públicos entrem para as universidades federais não irão continuar por muito tempo na mesma porque da carência de aprendizado que antes tiveram.
Então o certo e o mais cabível seria abolir esta lei e melhorar a educação nas escolas públicas ou aumentar o número de vagas que estão insuficientes.

Atenciosamente,
Bianca Tôrres Mezadri.

11 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente com a opinião apresentada/abordada.

Unknown disse...

minha irmã decha de ser otaria veiiih esse negoço de 50% um KARALHO

Luisa Malafaia disse...

dexa de ser idiota arthur!!! pelo menos sua irmã pensa em alguns assuntos interressante enquanto vc nao quer saber de nada e so sabe critik e falar palavroes !!!!

Unknown disse...

isso ai num tem nda a vê, a dondodika estudo na escola privada e ta chorando pq tem q estuda mais, eu sempre estudei em escolas publicas e to lutando tmb pra pode entra na universidade ai vem essas playboisada ai q teve um estudo melhor e teve condições melhores e ficam chorando, pq naum paga intão

Unknown disse...

Na verdade querida, a universidade Federal deveria ser apenas para alunos de rede publica,porque enquanto você e outros pode pagar a universidade que quiser,querem ir para a Federal,e, muitos que estudam na rede publica, muitas vezes tem que trabalhar para pagar a universidade.E gostei um pouco da decisão do Presidente ,mas ele deveria deixar a universidade Federal para os alunos de rede publica!!!

Unknown disse...

Na verdade querida, a universidade Federal deveria ser apenas para alunos de rede publica,porque enquanto você e outros pode pagar a universidade que quiser,querem ir para a Federal,e, muitos que estudam na rede publica, muitas vezes tem que trabalhar para pagar a universidade.E gostei um pouco da decisão do Presidente ,mas ele deveria deixar a universidade Federal para os alunos de rede publica!!!

eusou100_000 disse...

olá! boa tarde, ok! claro que concordo com a ideia de que o ensino público é precário,mas vc não pode falar de algo em que nunca fez parte, exemplo , se o ensino é ruim e o candidato consegue entra na universidade federal isso mostra a capacidade do aluno independente de ele ter estudado em escola pública ou não, sabendo vc que o governo da as costas para a massa populacional e essa massa é a classe pobre e a unica forma de os jovens dessa classe vencerem na vida e entrar na faculdade é através das cotas, como não concordar com isso? vc teve e tem oportunidades na vida que muitas pessoas não tem, então minha filha deixe de ser egoista, pois o sol nasce para todos.

PauloSama disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PauloSama disse...

Bem minha jovem, sua carta argumentativa esta bem construída, sem muitos erros gramaticais e de fácil entendimento apesar de deixar a desejar em seus argumentos que foram muito fracos e de uma forma que demonstra um grande gral de preconceito social em sua mente.
O Brasil não é um país desenvolvido de maneira que iria resolver o problema da educação de uma hora para outra, mas é claro que entendo sua revolta, afinal você esta em seu direito de exigir igualdade para uma vaga na FACULDADE, mas como você mesma disse “NÓS” alunos de escolas públicas não temos a capacidade para passar ou permanecer em uma faculdade federal, se diz isso porque teme competir com agente com seus 50%? Bem, vocês de escolas privadas se acham tão superiores e estão com medo da gente? Hahaha, seu medo me intriga minha jovem, você deveria ler mais sobre o assunto e se colocar na pele de jovens brasileirinhos que tem mentes brilhantes e desperdiçam-nas ruas por não poderem pagar para fazer o vestibular ou ENEN anualmente ou ate pagar uma faculdade privada ou federal. Construa melhor seus argumentos ou será um motivo de piada na faculdade.

(Aqui vos escreve um jovem aluno do terceiro ano do ensino médio de uma cidadezinha do interior do RN)

Unknown disse...

falam de preconceito? descriminação? e isso tudo porque não tem condições? então se valorizem, não se auto descriminem, vocês falam tanto da "playbozada" e tal, que sempre falam de vocês, que só reclamam, vocês são seres humanos assim como qualquer outro, todos temos capacidade de disputar a mesma vaga, até porque os professores de escolas públicas são os mesmos das particulares, tudo bem, as vezes vocês não tem a mesma base mas são capazes também! quantos alunos de escolas públicas não passaram em vestibulares no primeiro lugar?! as cotas apenas os descriminam e o tornam uma minoria majoritária!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.